O Cosmo e a Terra de Bel Acosta

Dona de um olhar particular, a fotógrafa Bel Acosta se classifica ainda como sem estilo definido. Vive uma batalha constante entre o aprimorar a técnica e encontrar uma expressão que fale por ela. Seu objetivo é expressar o mundo que capta através de suas lentes, com todos os incômodos e alegrias.

 “Muitos desdobramentos e uma eterna busca. Talvez nunca terá uma definição e acredito que seja isso que me faça continuar fotografando” , diz ela.

Sem grandes planejamentos, a fotografia apareceu em sua vida naturalmente. Dona de uma personalidade contemplativa e curiosa e com dificuldades de adaptação a rotinas de trabalho, enxergar o mundo pelas lentes de uma câmera e se sentir livre por poder escolher onde e com quem trabalhar, veio bem a calhar.

Bel se divide entre várias paixões, entre elas as lentes, a música e o carnaval. Durante a festa que pára a cidade onde vive, a fotógrafa  e foliã de carteirinha divide seu coração e além de pular os 4 dias de folia com direito a muita purpurina, confete e serpentina, é componente da bateria de diversos blocos e ainda arruma tempo para registrar tudo isso.

carnaval 3

carnaval 2

Com um currículo recheado de grandes nomes da fotografia, como Marcos Serra Lima e Ernani D’Almeida confessa que estes sim, foram grandes professores. Durante sua carreira também se envolveu em projetos com Milton Guran e Walter Firmo.

Em um de seus últimos trabalhos autorais, o ensaio “Cosmo Terra” que nasceu da parceria com a multi artista Fernanda Navegando, contou com a  participação da cantora Letícia Novaes, da banda Letuce,  como uma das modelos.

“Foi uma experimentação livre, que acabou se desdobrando na brincadeira das transparências. O objetivo do ensaio é colocar as modelos em um lugar de conexão com o universo, onde elas não seriam nem maiores e nem menores do que ele, e sim parte dele, criando uma estética mágica que com seres femininos representando a beleza e a essência da vida em seus diversos planos possíveis” , explica.

fotos tiradas comoe xercicio do curso de espetáculos do Ateliê da imagem.

cosmo terra 14

cosmo terra 16

Cosmo Terra 13

fotos tiradas comoe xercicio do curso de espetáculos do Ateliê da imagem.

Uma criatura cósmica decaída nos solos terrenos sofre um choque ao abrir os olhos e se perceber fora de órbita. Agora se veste de outra vida e faz contato com um ser terráqueo. △ UNIVERSO EM EXPANSÃO Direção de arte (concepção) / Maquiagem: Fernanda Navegando Fotografia / Edição: Bel Acosta
Uma criatura cósmica decaída nos solos terrenos sofre um choque ao abrir os olhos e se perceber fora de órbita. Agora se veste de outra vida e faz contato com um ser terráqueo.Direção de arte (concepção) / Maquiagem: Fernanda Navegando/ Fotografia / Edição: Bel Acosta

perfil BelBel Acosta é carioca, fotógrafa e musicista nas horas vagas. Tem como referência os retratistas Richard Avedon, Diane Arbus, Annie Leibovitz e Henri Cartier-Bresson com  seu talento único para retratar as relações e o drama humano. No universo arte foto se impressiona com os trabalhos do Evgen Bavcar, Francesca Woodman e Irina Ionesco.  E garante que vale dar uma olhada no trabalho ousado de Alva Bernardine.

The following two tabs change content below.
Bruna Messina

Bruna Messina

Não curte futebol, mas joga nas 11. Redatora, Roteirista, Analista de Mídias Sociais, Produtora e Phd em deboche e ironia.
Bruna Messina

Latest posts by Bruna Messina (see all)