Memórias vivas no Complexo do Alemão

A Praça do Conhecimento de Nova Brasília promove a partir de hoje até o dia  29 deste mês, a exposição MEMÓRIAS de 1964 a 2014 , para conhecermos as histórias vividas por pessoas que fazem parte do dia a dia. São memórias que serão transmitidas não só por registros audiovisuais e fotográficos, mas principalmente pela palavra dos que, anonimamente, fizeram parte da rede dos que resistiram à ditadura, arriscando a própria vida em defesa da liberdade e da democracia. Lembrar o passado é importante para que nunca mais voltemos a viver regimes ditatoriais.

Foto do acervo digital com fotografias emblemáticas feitas por Evandro Teixeira no período da Ditadura Militar no Brasil. Os registros fotográficos serão projetados durante toda a semana de evento nas instalações da Praça do Conhecimento.
Foto do acervo digital com fotografias emblemáticas feitas por Evandro Teixeira no período da Ditadura Militar no Brasil. Os registros fotográficos serão projetados durante toda a semana de evento nas instalações da Praça do Conhecimento.

A semana apresentará diversas intervenções de rua envolvendo música, arte, cinema e fotografia:

COMBUSTÃO SONORA: Caixinhas de som serão espalhadas em pontos estratégicos da Praça transmitindo os principais fatos registrados em áudio.

EXIBIÇÃO DE FILMES: Diariamente a Praça estará aberta para sessões de cinema. Serão exibidos filmes sobre personagens e acontecimentos de nossa história recente, como Lamarca, O que é Isto Companheiro?, Pra Frente Brasil, O Dia Que Durou 21 Anos.

INTERVENÇÕES DE RUA: O entorno da Praça do Conhecimento também será ocupado com atividades culturais. Além de exibições de filmes, o grupo Música na Calçada apresentará canções que se tornaram hinos dos militantes contra a Ditadura.

PROJEÇÕES: Um belo acervo fotográfico e depoimentos da época serão projetados nas paredes interiores do prédio da Praça do Conhecimento a fim de ambientar visualmente o espaço com o que marcou o período.

RÁDIO AO VIVO: Alunos do curso de Áudio Digital trarão, mais uma vez, a Rádio Fala, Complexo entrevistando ao vivo convidados especiais e interagindo com o público que circula nos espaços da Praça.

RODAS DE CONVERSA: um grupo escolhido de pessoas comuns será cicerone de uma viagem aos dias vividos na época da ditadura, procurando discutir quais as consequências que repercutem e influenciam nossa vidas até o dia de hoje. As conversas sempre serão em duplas, e partirão do que informaram os filmes exibidos.

Para visualizar a programação completa da exposição, dá uma passada no evento do Facebook.

The following two tabs change content below.
Bruna Messina

Bruna Messina

Não curte futebol, mas joga nas 11. Redatora, Roteirista, Analista de Mídias Sociais, Produtora e Phd em deboche e ironia.
Bruna Messina

Latest posts by Bruna Messina (see all)