reclamar-imagina-na-copa-serhurbano

E se ao invés de reclamar, a gente começar a agir?

E foi com essa pergunta ecoando na cabeça, que em agosto de 2012, bem na época em que o Brasil estava sob o foco da mídia e holofotes, dividido entre pessimismo e torcida, nasceu o projeto Imagina na Copa.

“Por quase dois anos, trabalhamos na produção de conteúdo para ajudar a transformar essa esperança em ações concretas que gerassem impacto positivo para o país. O chamado era para as pessoas pararem de reclamar e começarem a agir”, conta Fernanda Cabral, cofundadora do Imagina Coletivo.

Não sei quanto a vocês, mas pra mim o Imagina na Copa escreveu uma história bem mais bonita do que o tal campeonato mundial e suas trapalhadas. Foram produzidos 75 vídeos em 27 Estados, com foco nas iniciativas inovadoras que o projeto garimpou; 19 chamadas públicas, convocando a galera a promover mudanças na cidade e na vida das pessoas de forma coletiva e divertidaalém das 600 oficinas independentes realizadas por 80 capitães que se conectaram de modo voluntário ao projeto, onde as pessoas podiam baixar o “tool kit” das oficinas diretamente no site.

História#9 – Que ônibus passa aqui?

A Copa acabou e agora?

O Imagina Coletivo está com um projeto novo chamado Imagina.vc: uma plataforma de conhecimento para provocar mais pessoas para fazer mais coisas em mais lugares. Pessoas como eu e você.

O-que-é-o-Imaginavc

A ideia é mergulhar em temas que estão na cabeça, nas bocas e na timeline de todo mundo, como:  lixo, aborto, reforma política, política de drogas e por aí vai.

“Vamos produzir conteúdo somando diferentes perspectivas, em diversos formatos como vídeos, infográficos, rodas de conversas. O foco é estimular a ação, puxando sempre para o que é possível fazer, cuidando também do olhar apreciativo sobre o que já existe hoje e como pode ser aproveitado”, explica Fernanda.

A intenção da plataforma é que seja construída de forma colaborativa, envolvendo uma rede de organizações, projetos e pessoas. O primeiro chamado à colaboração é através da campanha de financiamento coletivo que está rolando no Catarse e tem até 8 de maio de 2015 pra angariar o valor suficiente pro projeto sair só do campo das ideias.

Se identificou e quer somar?

Na próxima quarta feira (6), de 9h30 às 13h no Red Bull Station em São Paulo, vai rolar o IMAGINA +. Encontro para dividir um pouco de toda essa energia transformadora e que contará com palestras de Riq Lima (Worldpackers), Beto e Du Borem (Banda Móveis Coloniais de Acaju), Piva (Projeto #Skatescola), Monique Evelle (Projeto Desabafo Social) e a dupla Marcelo Nucci e Bruno Bertogna (AHH Produtora Rafucko).

The following two tabs change content below.
Bruna Messina

Bruna Messina

Não curte futebol, mas joga nas 11. Redatora, Roteirista, Analista de Mídias Sociais, Produtora e Phd em deboche e ironia.
Bruna Messina

Latest posts by Bruna Messina (see all)