Foto: Ratão Diniz

Eles não usam tênis naique

Eles não usam tênis naique é o mais novo espetáculo da Cia Marginal, grupo teatral atuante na cidade há quase dez anos. Com texto inédito e premiado de Marcia Zanelatto e direção de Isabel Penoni, a peça se passa numa favela do Rio de Janeiro, onde um pai e uma filha se reencontram depois de muitos anos. Ele foi traficante nos anos 80, quando o movimento ainda mantinha um vínculo moral com a comunidade, ela é uma jovem traficante nos dias atuais. O espetáculo gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens, apresentando um sutil panorama do tráfico nas favelas cariocas.

eles-não-usam-tenis-naique

Com quatro atores em cena, que se alternam nos dois papéis, ora defendendo a posição da filha, ora a posição do pai, Eles não usam tênis naique procura mostrar a complexidade do tema do tráfico, que é encarado de diferentes perspectivas, do seu aspecto mais brutal à sua dimensão afetiva. Nesse jogo, em que nenhuma posição está fixa, os atores ainda encontram espaço para debater a questão de sua própria perspectiva, expondo a maneira particular como o tráfico atravessa suas vidas.

eles-não-usam-tenis-naique-3 eles-não-usam-tenis-naique-2 eles-não-usam-tenis-naique-1

Com direção musical de Thomas Harres e a presença do músico percussionista Rodrigo Souza em cena, o espetáculo conta com uma trilha sonora eletroacústica que explora a musicalidade da periferia. A peça conta ainda com cenário do artista plástico Guga Ferraz, figurino de Raquel Theo e desenho de luz de Pedro Struchiner.

Eles não usam tênis naique é o quarto espetáculo da Cia Marginal, grupo de teatro fundado em 2005, na favela da Maré, que atua em parceria com a Redes de Desenvolvimento da Maré. Ao longo de sua trajetória, manteve um núcleo estável de atores, consolidou uma equipe de colaboradores e cultivou um público próprio, que cresce a cada ano e acompanha cada uma de suas temporadas. Ganhadora de uma série de prêmios e seleções em editais públicos, a Cia Marginal vem ocupando cada vez mais espaço na cena contemporânea carioca. Em 2014, recebeu uma moção de louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por “representar o engajamento do teatro nos dias atuais“. É formada pelos atores Diogo Vitor, Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Priscilla Monteiro, Phellipe Azevedo, Rodrigo Souza e Wallace Lino, e pela diretora Isabel Penoni.

Eles não usam tênis naique fica em cartaz no teatro Glauce Rocha, de 20 de agosto a 06 de setembro, dentro da ocupação Grandes Minorias.

Eles não usam tênis naique
Temporada: de 20 de agosto a 06 de setembro. Quarta a sábado às 19h, domingo às 17h.
Duração: 1h15
Censura: 14 anos

Ficha técnica:

Direção – Isabel Penoni
Texto – Marcia Zanelatto
Intervenção dramatúrgica – Cia Marginal
Elenco – Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Phellipe Azevedo, Rodrigo Souza, Wallace Lino
Direção Musical – Thomas Harres
Trilha sonora original – Rodrigo Souza e Thomas Harres
Cenário – Guga Ferraz
Figurino – Raquel Theo
Luz – Pedro Struchiner
Programação visual: Daniel Kucera
Foto: Ratão Diniz
Produção: Mariluci Nascimento
Assistente de produção: Priscilla Monteiro
Realização: Cia Marginal

The following two tabs change content below.
Bruna Messina

Bruna Messina

Não curte futebol, mas joga nas 11. Redatora, Roteirista, Analista de Mídias Sociais, Produtora e Phd em deboche e ironia.
Bruna Messina

Latest posts by Bruna Messina (see all)