fela-day-brasil-afrobeat-serhurbano

Fela Day Brasil – Afrobeat de Norte a Sul

Fela Anikulapo Kuti estaria soprando a velinha de 76 anos hoje (15 de outubro), caso as complicações decorrentes da AIDS não o houvesse matado em 1997.

Nascido próximo a Lagos, capital da Nigéria, em 1938, o saxofonista Fela inventou, a partir do tradicional high life nigeriano e elementos de jazz, um gênero musical novo, o hipnóticoenvolventenãoconsigoparardedançar Afrobeat. Bastaria isso pra garantir sua influência na cultura de todo o mundo. Mas ele foi além.

 

Além de showman nato, Fela foi um poderoso ativista político, anti-militar, anti-imperialista, defensor de um socialismo africano, que obteve grande sucesso na conscientização de camadas sociais desfavorecidas da África Ocidental. Nesse ponto, seu poder de mobilização só pode ser comparado ao do pai do Reggae, Bob Marley, na Jamaica. Tanto que foi implacavelmente perseguido pelas ditaduras militares nigerianas. No episódio mais inacreditável e bizarro, um exército de mil homens atacou seu estúdio-residência, queimou todos os instrumentos e matrizes sonoras, assassinou sua mãe e o hospitalizou com traumatismo craniano.

Nada disso interrompeu seu ativismo que reverbera até hoje nas comemorações do Fela Day ao redor do planeta azul, no dia de seu aniversário. A obra de Fela vêm cada vez mais ganhando espaço na mídia, levando o cara para o status de ícone pop. Um exemplo disso é o premiado musical Fela!, sucesso de público na Broadway, que resultou no filme “Finding Fela“, exibido no Festival do Rio deste ano. No Brasil, durante esse mês rolaram e ainda rolarão muitos eventos comemorando e celebrando seu aniversário, formando uma verdadeira articulaçao nacional em homenagem a Fela.

Confere só:

>>15 de outubro
fela-day-acari-rio-de-janeiro-serhurbano
Fela Day Faveleira – CCPR Acari – Rio de Janeiro

>>16 de outubro
fela-day-bahia-serhurbano1° Fela Day SAJ – Panela Baiana – Santo Antônio de Jesus – Bahia

>>17 de outubro
fela-day-circo-voador-rio-de-janeiro-serhurbano
FELA DAY com ABAYOMY AFROBEAT ORQUESTRA e convidados + FESTA MAKULA – Circo Voador – Lapa – Rio de Janeiro

fela-day-belo-horizonte-serhurbanoFela Day BH #resisteisidoro – Iconili + Pererê + Zaika + Dom Pepo  + DJs /// DOE ÁGUA!

>>18 de outubro
fela-day-salvador-rio-vermelho-serhurbano
Fela Day! Coletivo Nozmoskada +  DJ RIFFS + Dudoo Caribe (Sistema Kalakuta) – Commons Studio Bar – Rio Vermelho – Salvador – Bahia

fela-day-salvador-serhurbanoFela Day Salvador – Grupo I.F.Á. Afrobeat – Pelourinho

>>25 de outubro
fela-day-bixiga-70-serhurbano
Bixiga 70 lança disco no 4° Fela Day VooDoo – Porto Alegre – Rio Grande Do Sul

The following two tabs change content below.
Bruna Messina

Bruna Messina

Não curte futebol, mas joga nas 11. Redatora, Roteirista, Analista de Mídias Sociais, Produtora e Phd em deboche e ironia.
Bruna Messina

Latest posts by Bruna Messina (see all)