I hate flyer – De 12 à 19 de fevereiro

 

Exposição “Resistir é Preciso” – Exposição que marca os 50 anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) idealizada pelo Instituto Vladimir Herzog, apresentando as lutas pela reconstrução da democracia por meio das artes plásticas, obras de fotojornalismo, videodepoimentos e documentação do período. De hoje até 7 de Abril, no CCBB.

Baile Primitivo – Um baile de carnaval diferente, atípico mesmo. A  proposta é fazer um carnaval político, realçando a dimensão política implícita na festividade do momo. Cucumbis, mascarados, diabinhos, zé pereiras, capoeiras, cordões como que formando um bloco de resistência popular aos mandos e desmandos do Capital e da modernização conservadora brasileira.  Ás 23h, na Multifoco Editora.

Todo mundo é ator! – Comemoração do aniversário de Vitor Pordeus, médico, diretor teatral e fundador do Hotel da Loucura, que completa 2 anos, e da Universidade Popular de Arte e Ciência (UPAC). Traga também a sua performance, o seu lado artista.  No Hotel e Spa da Loucura, ás 16h.

#OcupaCarnaval – Reunião Aberta – espaço aberto de articulação política onde blocos de carnaval, grupos de arte, coletivos de cultura, mídia ativistas, movimentos sociais e militantes independentes se organizam em conjunto. O objetivo é contagiar o Carnaval 2014 com o clima e a energia das manifestações populares.  Ás 19h, na Praça São Salvador, em Laranjeiras.

Apresentação Mensal de Comunicação Não Violenta – A Comunicação Não-Violenta, desenvolvida pelo Dr. Marshall Rosenberg e sua equipe ao longo de 50 anos, convida-nos a explorar novas possibilidades de comunicação, colaboração e compaixão pessoal e socialmente engajada. Na Casa Sou.l, em Santa Teresa, de 18h às 22h.

André Sampaio e os AfroMandinga – Para abrir o ano de 2014 com o melhor axe, André Sampaio & Os AfroMandinga vem ao palco do Espaço Cultural Sérgio Porto lançar seu primeiro clipe, “Ecos de Niafunke”. Ás 19h.

O Grito Bazar – O GRITO é o ponto de encontro e a Comuna é o porto seguro pra depois do trabalho encontrar pessoas, tomar uns drinks, ouvir um som e PIRAR com o acervo deles. Ás 19h, na Comuna, em Botafogo.

Expo “Risco” de Rafo Castro – O artista visual Rafo Castro inaugura o calendário de arte urbana na Homegrown e expõe uma coletânea de obras inéditas em que explora linhas mais puras, diretas e um processo de criação mais simples. De hoje até 08/03, na Homegrown, em Ipanema. Abertura – às 18h / Visitação – 10h às 20h, segunda a sexta/ 12h às 18h aos sábados.

Baile do Almeidinha – Tributo a Noel Rosa – Temporada de Verão do Baile do Almeidinha com Hamilton de Holanda e Orquestra
Convidados: Kiko Horta e Jorge Aragão/ Abertura: Lá e Cá
Encerramento: Carnaval Transatlântico.  Ás 20h, no Circo Voador.

Show do nitú – Projeto musical destinado ao público que gosta de ouvir música céltica, sampliada, espacial e subaquática. Na Audio Rebel, às 19h. Deguste: www.soundcloud.com/nitunitu

Indoor/Soul Clap > Abrindo as portas  do Carnaval – O nome do Coletivo é INcomum e a proposta da festa é sair do comum, brincar com lugares, dias e horários. A INdoor estreia sua nova fase, na cena eletrônica chegando para apimentar as noites do Porão mais querido do Rio. Ás 22h, na Fosfobox.

Expo “Visitas”, de Alessandra Bergamaschi, e “Midas”, de Armando Queiroz no centro cultural Helio oiticica. Até 03/04 – Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 10:00 às 18:00 – Sábados das 11:00 às 17:00

Último Ensaio do Bloco Virtual na Pedra do Leme, as 18h.

Lançamento da coletânea *etnohaus vol.1 – “As Bordas da Boca” – 4 bandas com 21 artistas em um show único celebrando o lançamento da primeira coletânea da etnohaus. Ás 20h, no Espaço Cultural Sérgio Porto.

The Mixtape Club – O projeto The Mixtape Club vai ao Vidigal para sua terceira festa no Rio de Janeiro. A locação é o charmoso hotel assinado pelo arquiteto Hélio Pellegrino, inaugurado recentemente.A festa será transmitida online pelo projeto Pirate Radio. Para preparar a sua noite:http://www.themixtapeclub.org/pirateradio.  Ás 23h , no Mirante do Arvrão, no Vidigal.

Auditório Rádio Rua – De volta ao Aterro do Flamengo e dessa vez com convidados que irão sacudir as calçadas e deixar todo mundo balançando o esqueleto ao som da diversidade musical. Os Siderais x Rim Bam Bum + DigitalDubs e participação da Nuvem Móvel. De 18h às 2hMarina da Glória (Quiosque do Bispo).

Desce mas não sobe – O Baile – Comemoração da chegada do carnaval em um grande baile pós-praia, à fantasia, é claro!
GRBC Desce Mas Não Sobe introduzindo seu novo repertório, além das participações dos DJs Eppinghaus e Tijo nas carrapetas. Ás 18h, na casa Alto Lapa Santa (Rua Joaquim Murtinho 654, Santa Teresa)

Ocupa Geringonça com show do Metá Metá – Mais um evento realizado pelo SESC-Tijuca com co-gestão do Norte Comum. E como sempre, de graça e aberto a todos. Com as energias renovadas o Geringonça prepara essa festividade junto a inúmeros artistas de diversas linguagens. Ás 15h, no SESC Tijuca.

Disritmia I Sunset#5 – Baile de Carnaval – Com o fechamento da Pedra do Leme para obras de construção de novos quiosques, a festa desce a rampa e faz a folia no nível do mar! Inventa a fantasia, separa a canga, arruma um slackline, bota os óculos escuros, convida a vizinha, fala com a galera, leva o cachorro, chega de bike, traz a criança. De 16h20 às 22h, na Praia do Leme.

Finalmazing – Amazing Disgusting + Finalmente se encontram e saem em disparada querendo juntar o que tem de melhor, boa música e boa gente. Tudo isso combinado ao lugar ideal para que vc entre no espírito feeling good!Djs Finalmente e Djs da Amazing disgusting compartilhando a cabine de som para ferver a pista! Ás 15h, na VILA: Rua Prefeito João Felipe, 31, próximo ao túnel da Rua Alice, Laranjeiras.

Ocupa Lapa – coletivo carioca artístico-político de ocupação dos espaços públicos, a fim de buscar diálogos sobre arte e políticas públicas para a cultura. Programação em constante construção coletiva!Formado por produtores culturais, músicos, atores, jornalistas, fotógrafos, videomakers, cineastas, dançarinos, artistas plásticos, além de colaboradores independentes e amantes das artes em geral e quem mais quiser chegar. E a SerHurbano vai estar lá contribuindo para o movimento!  De 10 às 22h, nos Arcos da Lapa.

Tchibum! Festa da Música Tupiniquim Aquática com show do Cinebloco – Slackline, gostosuras geladas e alcóolicas, SHOW de uma fanfarra irada, cangas e biquinis, exposições de artes, de marcas de roupas, Altinho, comidinhas e a alegria contagiante que sempre rola na Tupiniquim. Com DJ Túlio Baia e DJ Lencinho. Ás 14h, no Sítio das Pedras (Estrada dos Bandeirantes, 10636 – Vargem Grande)

LA URSA – Helena Pontes que é estilista da HELENA PONTES, Thiago Neves criador do O GRITO Bazar e Carol Azevedo, estilista e figurinista são os responsáveis por essa farra que anunciará o carnaval com fantasias e adereços únicos, que certamente vão surpreender a todos.  Ás 16h, na Comuna, em Botafogo.

Sempressoma – Com o objetivo de promover a cena criativa do Rio, o evento conta com designers, artistas plásticos e músicos, se expressando em um espaço de estrutura privilegiada no coração de Ipanema. De 16h às 21h, no Complex Esquina 111.

Red Bull Music Academy x Wobble na Rua apresentam Mala (Digital Mystik) com Rodrigo S, DigitalDubs, Marginal Men e Fabio Heinz. Ás 17h no Garage (Rua Lopes de Souza, 24, Praça da Bandeira )

Último ensaio do Cordão do Boitatá , de 18h às 22h, no Morro dos Prazeres.

S.O.S. Lapa no Circo Voador – A luta pela transformação da Lapa e do Rio Antigo em um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo, a partir da cultura e da economia criativa, com respeito aos moradores e incentivo aos empreendedores responsáveis. Artistas, produtores, moradores, frequentadores, trabalhadores, empresários culturais e gestores públicos estão todos convidados. De 19h às 23h45, no Circo Voador.

Cachaça Cinema Clube – Sessão em homenagem a Rogério Sganzerla
Exibição de “Copacabana, mon amour” restaurado. Ás 21h, no Cinema Odeon.

#OcupaCarnaval – Reunião Aberta – espaço aberto de articulação política onde blocos de carnaval, grupos de arte, coletivos de cultura, mídia ativistas, movimentos sociais e militantes independentes se organizam em conjunto. O objetivo é contagiar o Carnaval 2014 com o clima e a energia das manifestações populares.  Ás 19h, na Praça São Salvador, em Laranjeiras.