Foto: Ekaterina Bashkirova

João Donato: nem 8 nem 80

João Donato sobe hoje, pela primeira vez, no palco do Circo Voador para comemorar seus 80 anos, acompanhado de amigos compositores e intérpretes. Para ele, fazer aniversário é apenas contar números. “É um oito junto com um zero, poderia ser invertido que daria no mesmo”, profetiza o pianista e compositor que faz música desde os oitos de idade.

Para assoprar a velinha com Donato sobem ao palco: Caetano Veloso, Luiz Melodia, BNegão, Donatinho, Leny Andrade, Paula Morelenbaum, Wanda Sá, Mihay, Kassin e o novo parceiro, o índio acreano yawanawá Shaneihu. Enquanto o couro come na arena do Circo, Toz grafitará em tempo real trazendo suas cores para a festa.

toz-donato

A parceria com o artista Toz, que não é de hoje, faz parte dessa mistura colorida e musical do mestre. Famoso pelo figurino criativo e cheio de cores, Donato vem colecionando estampas do artista, como a camisa que usou no show que realizou na inauguração dos painéis Guerra & Paz, de Portinari, no Grand Palais em Paris, que aconteceu em maio desse ano. Depois disso, os novos amigos seguiram inspirando um ao outro: Toz usando a música de Donato para ritmar seus sprays e Donato encomendando um painel do grafiteiro em seu estúdio, mais precisamente em frente ao seu piano.

Donato, que ocupa o posto de grande representante de todas as vertentes instrumentais do jazz com pegada brasileira, sempre promoveu as fusões musicais e participou do surgimento da Bossa Nova, fez a ponte com os sons de Cuba e as raízes afro-brasileiras, encantou os japoneses com a sua sensibilidade zen e fez parte da precursora fusão do funk com os teclados eletrônicos.

 Os 80 anos de João Donato vem sendo comemorado mundo afora. Já passou pela Finlândia, França, Rússia e Portugal. A agenda ainda inclui uma homenagem no Festival de Montreux, na Suíça, com a participação de Gilberto Gil, além de shows em BH e SP com vários outros convidados.

The following two tabs change content below.
Bruna Messina

Bruna Messina

Não curte futebol, mas joga nas 11. Redatora, Roteirista, Analista de Mídias Sociais, Produtora e Phd em deboche e ironia.
Bruna Messina

Latest posts by Bruna Messina (see all)