O Mundo Digital de Miguel Chevalier

Conhecido internacionalmente como um dos pioneiros da arte digital, o francês Miguel Chevalier nascido no México se destaca por possuir uma ampla visão artística moldada principalmente por sua formação na Ecole Nationale Supérieure des Beaux Arts em Paris, e muitas viagens pelo mundo afora.

Desde 1982, sua arte tem sido dedicada à exploração da tecnologia tomando referências da história da arte e reformulando o uso de ferramentas de informática.
Seus trabalhos investigam o fluxo de redes que estão na base da sociedade contemporânea e suas imagens são uma rica fonte de insights sobre nós mesmos e nossa relação com o mundo .
Miguel Chevalier desenvolveu e refinou sua abordagem altamente individual ao longo de inúmeras exposições individuais e coletivas em todo o mundo.
Seu trabalho mais recente ”Magic Carpets” é um display interativo espalhado pelo chão da antiga igreja de Sacré Coeur, em Casablanca, Marrocos.
Coberto com uma enorme camada de luz, o trabalho faz referência ao mundo da biologia e dos micro-organismos.
Como células têm a capacidade de se multiplicar em abundância, se dividir e fundir em ritmos diferentes. peças se juntam, se desfazem e se transformam em uma velocidade rápida e possuem interatividade por quem caminha por cima delas.
Quando o observador se move por cima do display, a trajetória das curvas é interrompida sob seus pés.
O universo orgânico exibido se mistura com a construção digital dos pixels sobrepostos.

Miguel CHEVALIER Tapis magiques 2014 Casablanca (Version courte) from Claude Mossessian on Vimeo.

The following two tabs change content below.
Carlos Messina
É carioca, compositor de trilhas, sonoplasta, editor de áudio e viciado em pesquisa musical de todos os cantos do mundo.
Carlos Messina

Latest posts by Carlos Messina (see all)