Foto: Cristiane Tavares

O Xis do Coração

A primeira coisa que vem à cabeça quando o assunto é gastronomia gaúcha é churrasco. Ao menos era o que eu pensava antes de morar com um gaúcho e conhecer o Rio Grande do Sul com ele.

Descobri que os guris gostam mesmo é de Xis. Bah! O Xis é a comida mais típica de lá. Depois do espeto corrido e do chimarrão, é claro.

O famoso cheese burguer dos americanos foi adaptado pelos gaúchos e virou o tal “Xis”. A principal diferença aqui está no tamanho: o Xis é bem maior. Só o pão, que pode ser de hambúrguer ou cervejinha, tem em média uns 20 cm de diâmetro (ou mais!).

Xis bom se come com garfo e faca. Barbaridade ou não, o lanche dos pampas parece um travesseiro de tão grande. É quase impossível comê-lo todo.

o-xis-do-coração-serhurbano-bemcomida

O Xis está para o Rio Grande, assim como o sanduíche de mortadela está para São Paulo, o pão de queijo para Minas, o acarajé para a Bahia…

Todo e qualquer Xis deve ser prensado e pode ser de qualquer coisa: salada, galinha (ou frango para os outros estados do Brasil), strogonoff, até filé a parmegiana e tem que ter ovo, queijo, ervilha, milho, bacon mais tudo o que você puder imaginar.

Mas, é bem capaz que algum deles seja tão apetitosamente pitoresco quanto o Xis coração: um sanduba recheado com uma quantidade sem precedentes de corações de galinha.

o-xis-do-coração-serhurbano-bemcomida
Não tem sulista desgarrado que não fique todo faceiro quando se depara com um belo Xis pra matar as saudades da terrinha. Entendo que a sensação seja a mesma de um paulista, que assim como eu, fica feliz da vida ao encontrar uma pizza bem feita longe de casa.

Os amantes dessa iguaria do Sul tem refúgio no Rio e a gente foi ver qual é. No Tchêjuca, na Tijuca, a alma é carioca mas o estado de espírito é gaúcho. Tem de cerveja Coruja Viva (artesanal não pasteurizada) a bauru e à la minuta, outras especialidades da culinária fast food gaudéria.

Enquanto esperávamos o Xis ser servido, a dona do lugar veio até a mesa pra saber se éramos gaúchos e disse: “vai escorrer uma lagriminha!”.

o-xis-do-coração-serhurbano-bemcomida

Dito e feito. Haja fome (e saudade) pra matar!

Foto de destaque:  Cristiane Tavares

The following two tabs change content below.
Maria Carolina Mello

Maria Carolina Mello

Redatora, roteirista, assessora de imprensa e mídias sociais, é metade do coletivo de dois '8-bitch project'.
Maria Carolina Mello

Latest posts by Maria Carolina Mello (see all)