Foto: Henrique Madeira

Rede de proteção aos artistas de rua é criada para comemorar o Dia Nacional do Graffiti

A forma de expressão urbana que consiste basicamente na inscrição de desenhos ou nomes em paredes, hoje está ganhando pouco a pouco o seu merecido valor artístico, conquistando até mesmo exposições e galerias de arte. Ainda que valorizado,  o graffiti continua a ser, em essência, uma arte marginal. Infelizmente muitas vezes é um trabalho realizado ilegalmente, em lugares públicos e sem permissão. É uma arte que transgride e surpreende.

Polêmicas a parte, a arte ganhou uma data só sua e no dia 27 de março sprays e latas podem comemorar a vontade o Dia Nacional do Graffiti,  data escolhida em homenagem à Alex_Vallauri, artista plátisco, cenógrafo e grafiteiro, que inspirou muita gente.

dia-nacional-do-graffiti-serhurbano-alex-vallauri

A partir de hoje até amanhã rolam diversos eventos espalhados pelo país em comemoração a data. Hoje, o Rio de Janeiro recebe uma iniciativa do Instituto Eixo Rio,  a Comissão de Direitos Humanos e a Assistência Judiciária da OAB do Rio de Janeiro que quer reunir artistas de diversos segmentos para discutir questões relativas à Lei do Artista de Rua (Lei 5429) e ao Decreto do Grafite (Decreto Municipal 38307).

O encontro quer criar instrumentos de divulgação da lei com esclarecimentos para agentes públicos e para os artistas de rua, no intuito de orientar aqueles que exercem atividades artísticas em vias públicas.

Quem marca presença por lá é o Renato Rangel, coordenador executivo do Instituto EixoRio; Marcelo Chalréo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da OAB/RJ; artistas de teatro e música, grafiteiros, circenses, poetas e produtores de diferentes regiões da cidade.

Nosso intuito é construir, a partir da Lei do Artista de Rua e do Decreto do Grafite, a Rede de Proteção ao Artista de Rua, que pretende ser um importante veículo de divulgação da lei que ampara os artistas. A ideia é que eles tenham melhor acesso aos órgãos de garantia de direitos, caso precisem”, esclarece Renato Rangel.

* Foto de destaque: Henrique Madeira

Dia Nacional do Grafite:

Data: dia 26 de março
Horário: 17h
Endereço: Avenida Marechal Câmara, 150. Centro.

The following two tabs change content below.
Bruna Messina

Bruna Messina

Não curte futebol, mas joga nas 11. Redatora, Roteirista, Analista de Mídias Sociais, Produtora e Phd em deboche e ironia.
Bruna Messina

Latest posts by Bruna Messina (see all)