saúde-na-praça-uma-intervenção-urbana-para-o-bem-estar-serhurbano

Saúde na Praça: Uma intervenção urbana para o bem estar

Vida mais saudável e conectada no meio de todo o fervo do Rio de Janeiro – que eu adoro – será possível? Quantas dúvidas já rolaram: estou mais para ´sagrada´ ou para ´profana´? O que eu quero, afinal? Existe equilíbrio? Tenho que decidir agora qual caminho? O que me dizem essas energias ´yin´ e ´yang´, oh!, quantas crises e confusões mentais no meio disso tudo. Assim vivi uma fase da minha vida, em alguns momentos com mais intensidade, em outros com menos. Até que de uns tempos pra cá simplesmente entendi e aceitei que posso ser tudo isso ao mesmo tempo. Que simplesmente posso ser tudo o que eu quiser. E como é libertador! E é com essa sensação que falo hoje do evento Saúde na Praça, que acontece nada menos do que na pracinha do bairro onde vivi a maior parte da minha vida: Edmundo Rego, no Grajaú.

Naquele bairro onde toda a minha história começou, onde minhas raízes estão. No mesmo bairro onde essas crises iniciaram, onde despertares começaram a surgir. Na mesma praça onde comecei a descobrir ´a que vim´, onde meu coração começou a se preencher de sentido – voluntariando nos primórdios do evento Desapegue-se, promovido pela Casa Cultural Anitcha. E onde eu comecei a entender que sagrado, profano, yin e yang estão todos dentro de nós e que coexistem.

E esse sábado é dia de saúde e conexão. É dia de encontro, de olho no olho, de abraços longos e apertados. Dia de música, de Yoga, de comer bem, de mexer o corpo, de olhar para dentro. Promovido pelo coletivo Reiki Sem Fronteiras), também do Grajaú, e também onde fiz a minha iniciação em Reiki, o Saúde na Praça contará com a participação de diversos coletivos, instituições e colaboradores em uma programação extensa e intensa de 9h às 19h.

Coletivo Reiki Sem Fronteiras - Foto: Pedro Cavalcante
Coletivo Reiki Sem Fronteiras – Foto: Pedro Cavalcante

Encontrar/criar um ponto de luz no meio do caos urbano, esquecer um pouco do caos, e viver o urbano no melhor que ele pode nos oferecer, é o objetivo do coletivo com esse evento. Uma grandiosa intervenção urbana que ofereça práticas integrativas, atividades artísticas e lúdicas para promover o autoconhecimento e a felicidade para a comunidade.

O evento contará com oficina de alimentação viva do Terrapia, Biodanza, participação do Coletivo Disco Xepa, apresentações do dueto Viagem Sonora  e do grupo Ilumina Rio, além de outras atividades ao longo do dia todo. Vejam programação detalhada abaixo.

Suco de clorofila - Terrapia - Foto: Fiocruz/Ensp
Suco de clorofila – Terrapia – Foto: Fiocruz/Ensp
Biodanza - Foto: Filipe Freitas
Biodanza – Foto: Filipe Freitas
Disco Xepa - Slow Food Rio / Zona Norte / Coletivo Disco Xepa
Disco Xepa – Slow Food Rio / Zona Norte / Coletivo Disco Xepa
Viagem Sonora
Viagem Sonora
Ilumina Rio
Ilumina Rio

As atividades são todas abertas e a contribuição financeira é voluntária.

Sábado é dia do sagrado que pulsa em mim se manifestar da forma mais bonita e plena que encontrei para essa palavra e essa essência existirem para mim. Sem confusão mental mais, só entregando e sendo aquilo sou, aquilo que somos.

Programação:

 09:00 às 17:00 – Reiki, com os voluntários da Ong Reiki Sem Fronteiras Brasil

09:00 – Aula aberta de Yoga, com Inês Maria dos Santos

09:00 – Leitura de aura, com Gisela Ramos

10:00 – Dança Circular, facilitada por Cassia Sanches

10:00 às 14:00 – Atendimento em atenção básica à saúde e saúde da família, com as fisioterapeutas Marcia Sousa e Regina Coeli

 11:00 – Oficina de Educação do Gosto para crianças – Slow Food Rio – Zona Norte – Coletivo Disco Xepa

 11:00 – 2ª Aula aberta de Yoga, com Inês Maria dos Santos

 11:00 – Oficina e degustação de suco vivo, com Geraldo Guimarães, do Terrapia

 11:00 – Oficina e degustação de torta viva, com Geraldo Guimarães, do Terrapia

 12:00 – Biodanza, facilitada por Filipe Freitas

 13:00 – Almoço degustação com aproveitamento total de alimentos vindos da Xepa das feiras. Slow Food Rio – Zona Norte – Coletivo Disco Xepa

 14:00 – Contato Improvisação, facilitado por Miguel Pestana

 14:00 – Deeksha, com Val Pitta

 14:00 às 17:00 – Massagem Ayurvédica adaptada, com Deborah Duncan e Adriana Tiúba

 15:00 – Oficina Xepa in Juice (oficina de sucos funcionais com a Xepa) – Slow Food Rio – Zona Norte – Coletivo Disco Xepa;

 15:00 – Alongamento e equilíbrio postural, com a fisioterapeuta Marcia Sousa

 16:00 – Meditação, guiada por Antonio Arvind (integrante da dupla “Viagem Sonora”)

 16:00 – Apresentação do dueto “Viagem Sonora”, formado por Antonio Arvind e Guilherme Alves

 17:00 – Encerramento com apresentação do grupo musical Ilumina Rio

The following two tabs change content below.
Patrícia Olivieri

Patrícia Olivieri

Escreve, dança, tem vida social ativa e também adora um recolhimento. Se joga como cobaia no que gera curiosidade a ela. Também é Comunicadora Social, Designer para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e Produtora Cultural.
Patrícia Olivieri

Latest posts by Patrícia Olivieri (see all)