Dupla Gomes Ninow

Semana Mundial de Arte de Rua

Desde ontem (21) até o dia 27 de Setembro, a cidade do Rio de Janeiro recebe em suas praças um Festival de Arte de Rua, em comemoração à Semana Mundial da Arte de Rua.

semana-mundial-de-arte-de-rua

A ideia que partiu dos hermanos de Buenos Aires resultou em adesões de várias cidades do mundo, onde realizam seus próprios festivais na mesma semana. A união, mostra a tomada de consciência global de que a arte de rua está viva, em crescimento e presente mundialmente. A semana que tem como objetivo a arte de rua como forma de expressão, também quer atentar a população e o poder público para os problemas mais comuns ao artista de rua – proibições, falta de reconhecimento, defesa da cultura do chapéu, etc. 

Foto: Carina Ninow
Rio é Rua – Foto: Carina Ninow

O Rio é uma cidade tida como exemplo, ao aprovar ha três anos, a Lei do Artista de Rua (Lei 5429/2012) onde teoricamente o artista tem  a segurança de que trabalhar nas ruas com sua arte é possível, permitido e tem o apoio do município. A aprovação desta lei, deveria tornar os agentes da Guarda Municipal e Secretaria de Ordem Pública, aliados, e não mais algozes que proíbem os artistas sua livre expressão. Infelizmente a falta de informação de uma parte significativa desses agentes da existência da lei, ainda criam muitos momentos de desconforto e aborrecimento.

Apesar dos pesares a tal cidade Maravilhosa vem se tornando um grande palco para as mais diversas artes e infelizmente ainda há cidades no mundo que criminalizam este tipo de expressão. Ujm dos gritos da Semana Mundial de Arte de Rua quer apoiar os artistas do mundo à tomarem seus lugares nas ruas, apoiando a arte e a livre expressão.

Serão oito praças que receberão mais de quinze grupos e artistas independentes. O Festival não conta com nenhum financiamento público ou privado e é realizado de maneira autônoma pelos artistas que fazem parte da programação e sua realização só é possível graças à contribuição dos espectadores ao chapéu.

Portanto o evento não é gratuito, mas sim de contribuição espontânea. Uma mudança simples de palavras, pode deixar mais claro o que sustenta este tipo de arte, que é totalmente democrática. 😉

Programação:

21   setembro Segunda Praca sao salvador 20h Coletivo Bravos

Circo DUX, Espuma Bruma
Lian Showing

22 setembro Terca Praca Saen Pena 17 h Circo da Silva

Guilherme Marmota

La Guanabana

23 de Setembro Quarta Praca da bandeira 20 h Coletivo Xama

Desloucadas

24 de Setembro Quinta Largo do Machado 17 h Coletivo Nopok

Teatro de Anonimo

24 de Setembro Quinta Praca Joao Pessoa 19 h Sarau do Escritório
25 de Setembro Sexta Largo das Neves 20 h Palhaco Chinelinho

Desloucadas
Cia Circolar

26 de Setembro Sábado Parque dos
Patins
18 h Rio é Rua
27 de Setembro Domingo Largo do Curvelo 16 h Pirarucu Psicodelico

Semana Mundial de Arte de Rua
Quando:  De 21 a 27 de setembro
Quem somos: Articulação no Rio de Janeiro: Coletivo Bravos e Movimento Rio é Rua
Grupos participantes: Coletivo Bravos, Coletivo Xama, Coletivo Nopok, Circo Dux, Teatro de Anonimo, Cia La Guanábana, Circo da Silva, Desloucadas, Movimento Rio é Rua, Cia CircoLar, Dupla Gomesninow, Palhaço Marmota, Palhaço Chinelinho, Lili Castro, Espuma Bruma, Silêncio Necessário, Liam Showing.

The following two tabs change content below.
Bruna Messina

Bruna Messina

Não curte futebol, mas joga nas 11. Redatora, Roteirista, Analista de Mídias Sociais, Produtora e Phd em deboche e ironia.
Bruna Messina

Latest posts by Bruna Messina (see all)